Top
eurodata_tempo1

10 táticas para otimizar o seu tempo

Pessoas bem sucedidas em suas devidas áreas de atuação encaram o tempo como um recurso valioso e, por isso, criam estratégias rebuscadas para lidar com ele. Algumas dessas experiências foram compartilhadas pelos chamados influenciadores do Linkedin em uma série de produtividade lançada na rede social. Das 74 ocorrências sobre o assunto, selecionamos as 10 mais interessantes e plausíveis para a realidade do profissional brasileiro. Confira:

 

1. Siga a regra do 1 minuto

No dia a dia, a autora Gretchen Rubin cumpre à risca o lema: “Faça, sem procrastinar, qualquer tarefa que pode ser concluída em um minuto”. Ponto. “Algo bom da regra do um minuto é que é preciso pensar em prioridades”, escreveu.

 

2. Tome o controle do seu smartphone

Um olhar mais atento é suficiente para comprovar que, de ferramentas úteis ao trabalho, os smartphones estão se transformando em verdadeiros vilões do tempo. Shane Atchison, CEO da Possible diz que a primeira coisa que ela faz ao chegar em uma reunião é desligar o celular na frente de todo mundo e colocá-lo virado sobre a mesa. “Eu posso me concentrar melhor no negócio que está em nossas mãos. Sem distrações”, escreveu a executiva.

 

3. Use a tecnologia de um jeito inteligente

Comece aprendendo alguns atalhos no teclado. “Toda vez que você usa seu mouse, você perde um pouco da sua vida”, brinca Charles Best, CEO da DonorsChoose.org. O mesmo acontece quando você se distrai com o alerta de algum e-mail ou investe tempo no ato de lembrar as diferentes senhas. Por isso, o executivo aconselha limar as notificações e usar aplicativos como 1Password, que armazena e gerencia senhas, por exemplo.

 

4. Colonize seu e-mail

Na hora de lidar com o e-mail, é preciso ser estratégico. Por isso, todos os dias, Gary Shapiro, CEO da Consumer Electronics Association, mantém o hábito de cancelar a inscrição de alguma newsletter ou grupo de e-mails. Outra tática do executivo é usar serviços de reconhecimento de voz, como a Siri da Apple, para ditar e-mails e respostas.

 

5. Escolha o ao vivo

Para T. Boone Pickens, CEO do BP Capital e da TBP Investments Management, a comunicação ao vivo é a melhor e mais eficiente estratégia para administrar o tempo e, de quebra, alimentar a inovação. “Eu quero saber o que minha equipe está ouvindo, lendo e pensando”, disse. “Se eles não estão falando comigo, eu os procuro e pergunto”.

 

6. Torne o trajeto para o trabalho útil 

Nicholas Thompson, editor da Newyorker.com, decidiu aproveitar o tempo do seu percurso de ida e volta do trabalho para fazer uma atividade física. Regularmente, ele aproveita o trajeto para correr e, enquanto corre, ainda ouve podcasts ou o áudio de algum livro. E, conforme revelou, Thompson deixa um sapato e outras roupas de escritório na redação para não ter que levar peso.

 

7. Cultive o não

Recusar convites ou pedidos não é suficiente. A proposta é falar não para si mesmo: não para o impulso de acessar o Facebook, não para o hábito de ficar horas no cafezinho, não para o vício em e-mails ou em reuniões longas, etc.

Para se motivar e mensurar os próprios avanços neste sentido, a autora Beth Kanter mantém um diário dos não que concede ao longo dos dias. “Escrever e refletir sobre isso (…) não apenas me deu as palavras para falar não de um jeito gentil no futuro, mas também me ajudou a apertar o botão de pausa”, escreveu.

 

8. Coloque coordenadas 

“Ao mapear seus pensamentos de um jeito visual, você ativa insights na sua mente”, escreveu Michael Powell, CEO da NCTA. Por isso, em vez de criar uma lista de tarefas linear, o executivo organiza as próprias ideias seguindo um modelo de fluxograma. “Comece com uma ideia central no meio e desenhe conexões com outras imagens e ideias”, descreve.

 

9. Acerte seu relógio biológico

Autoconhecimento é fundamental para crescer na carreira. Sallie Krawcheck, chefe da rede de networking feminino 85 Broads, descobriu que seu relógio biológico funciona muito bem nas primeiras horas do dia. “Eu nunca sou tão produtiva quanto às 4 horas da manhã”, diz. “Essa é a hora do dia em que eu, geralmente, tenho uma onda de ideias (algumas delas realmente boas)”.

 

10. Aproveite o máximo das reuniões

Daniel Portilho, da Greylock Partners, não aceita um convite para uma reunião se o encontro não tiver uma pauta. “O planejamento (…) força as pessoas a pensar como o tempo será usado e se há outros meios para cumprir o objetivo sem ter que se encontrar”, disse.

Agora, nas situações em que elas forem necessárias, a equipe de Brad Keywell, cofundador do Lightbank e Groupon, já se acostumou a fazer reuniões diárias em pé. “A meta é simplesmente ter certeza de que todos farão o melhor uso do seu tempo nas próximas 24 horas”, escreveu.

Se isso não for possível, uma medida simples para tornar os encontros corporativos mais eficientes é fugir da mania de ser multitarefa. “Minha companhia pesquisou como as pessoas trabalham e descobriu que o ato de ser multitarefa pode criar tanta distração que a pessoa perde o equivalente a 10 pontos de QI”, afirmou Arne Sorenson, CEO do Marriott International.

 

Adaptado via Exame