Top
escrever_dicas2

4 passos para escrever seus trabalhos com mais agilidade

Com a volta das aulas, tanto em escolas quanto universidades, vêm os trabalhos e pesquisas. Se o seu ano letivo mal começou e você já está com vários trabalhos para fazer, é bom inteirar-se de algumas dicas que podem ajudá-lo a ser mais ágil e produtivo na hora de realizar seus trabalhos.

 

1. Em primeiro lugar, é necessário criar um plano.

Veja quais pontos você deseja abordar antes, organize suas ideias e defina os prazos para cada uma das partes do trabalho. Sabendo previamente os rumos que você vai tomar fica mais fácil não se perder no meio do processo.

2. Em seguida comece a separar em tópicos os temas que você irá escrever.

Cada tópico terá a função de guia já que, a partir deles, você conseguirá saber exatamente quais assuntos deve pesquisar.

3. A etapa da organização

Após estas etapas de organização, é hora de decidir qual será a sua posição em relação ao assunto. Qual ponto de vista será abordado? Dando uma resposta certeira para essas perguntas o seu trabalho será mais consistente e sem opiniões divergentes.

4. Agora é hora de começar a pesquisa.

Depois de reunir dados suficientes – e seguros – para escrever o trabalho, defina a ordem em que os assuntos serão tratados e crie um esquema simples para você não se perder.

 

Caso algumas informações para esse trabalho sejam utilizadas das aulas do seu professor, é importante que você as tenha coletado da forma que você mais possui facilidade de aprendizado. Por exemplo, se você é um aluno auditivo, comece a gravar as suas aulas e, quando for estudar, aproveite essas gravações para retomar o conteúdo.

É importante estar consciente de que ao longo do trabalho algumas coisas podem mudar. Prepare-se para se adaptar à imprevistos e mantenha a mente aberta às novas ideias. Seguindo essas dicas, você terá um plano consistente para elaborar o seu trabalho e, consequentemente, ele será escrito mais rapidamente e sem erros.

 

Adaptado via Universia