Top
mesa com caderno

5 dicas para criar um espaço de estudos mais eficiente

Um bom espaço de estudos é importantíssimo para quem quer aprender de maneira clara e se concentrar da melhor forma possível. E este local não necessariamente precisa ser calmo ou silencioso. Tudo depende do seu estilo de aprendizado.

Conheça agora cinco dicas para criar um espaço de estudos que se adapte à sua personalidade, e disponha do máximo de qualidade para estimular seu aprendizado.

1. Entenda suas necessidades

Cada estudante é diferente, portanto você deve entender o que contribui para a sua concentração. Faça alguns testes durante seu período de estudos e avalie suas reais necessidades antes de começar a planejar. Anote todos os detalhes sobre seu estilo de estudos para que você possa encontrar um ambiente adequado a eles.

2. Avalie suas preferências

Cada pormenor deve ser considerado para ajudá-lo a criar o ambiente perfeito. Descubra se você é ou não vulnerável a ruídos, se trabalha melhor com música, se consegue manter a concentração durante longos períodos ou se precisa fazer pausas curtas para, em seguida, retornar ao trabalho.

3. Identifique um espaço e tome conta dele

Busque em sua casa (ou no colégio) um lugar que atenda as preferências que você já identificou e tome conta dele. As pessoas precisam saber que aquele é o seu local de estudos e que você não deve ser interrompido enquanto estiver por ali. Claro que se a sua escolha for o colégio você deve tomar certos cuidados, uma vez que o espaço é dividido entre todos os estudantes.

4. Certifique-se de que a área é confortável

O conforto é fundamental para que você se sinta motivado a estudar, por isso é uma boa ideia reorganizar o ambiente para que ele se torne mais apropriado aos seus estudos. Escolha mesas e cadeiras que não prejudiquem a sua postura e armazene neste local todos os itens necessários para garantir que seu estudo não seja interrompido, como garrafas de água, alimentos energéticos e, claro, materiais de estudo como lápis, papel, dicionários, etc.

5. Estabeleça regras de estudo

Evite interrupções e conflitos desnecessários com amigos e familiares estabelecendo regras simples, como por exemplo, quando e como você irá estudar. Se você sabe que é mais eficiente fazendo pausas, explique isso às pessoas que convivem com você e deixe claro que você não está apenas enrolando.

Adaptado via Universia