Top
jovens estudando lado a lado em uma mesa

7 atitudes para reduzir o estresse do estudo (e do trabalho)

Está estudando muito para uma prova e o estresse está acabando com o seu humor? Algumas ações simples podem ajudá-lo a relaxar.

Estudar muito e por muitas horas pode ser uma das atividades mais cansativas que uma pessoa pode passar. Em alguns casos, projetos no trabalho também podem demandar muitas horas de concentração, resultando em estresse. Entretanto, se você não pode escapar disso, confira 7 dicas simples que podem diminuir o seu estresse durante os estudos:

1 – Respire fundo

De olhos fechados, respire fundo 10 vezes. Você irá se sentir mais relaxado e preparado para estudar mais.

 

2 – Faça pausas

Quando estiver muito cansado, faça uma pausa por uns 15 minutos. Beba água, olhe pela janela e pense em outras coisas. Pausas são importantes para descansar a sua mente.

 

3 – Mexa-se

Depois de muito tempo parado em uma mesma posição, é normal sentir desconforto. Quando isso ocorrer, levante-se, ande um pouco, dê pulos ou faça agachamentos.

 

4 – Ria

Rir pode ser uma das formas mais eficientes de melhorar o humor e reduzir o estresse. Se o estresse estiver alto, experimente entrar em sites de humor ou assistir uma série de comédia.

 

5 – Cheire

Café, limão e laranja são cheiros que fazem nosso cérebro acordar e nos sentirmos muito mais animado para continuar estudando.

 

6 – Caminhe

Após algumas horas estudando, saia para uma caminhada. Apesar de sua mente estar ativa, seu corpo estava parado, então andar ao redor do quarteirão e respirar ar puro vai ajudar a aliviar a tensão.

 

7 – Durma

Dormir é importante para se recompor. Por mais que você ainda tenha muitas coisas para fazer, a melhor solução é dormir.

 

Adaptado via Universia Brasil