Top

Enem 2012 e os critérios de avaliação da redação

No último final de semana, foi aplicado em todo o Brasil o Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM), que teve número recorde de inscritos, totalizando 5,79 milhões de inscrições. Com um número de abstenção relativamente alto, apenas 4,3 milhões de candidatos, aproximadamente, realizaram as provas e se depararam com o tema da redação baseado no movimento imigratório para o Brasil no século XXI, que surpreendeu muita gente.

Depoimentos dos candidatos após a realização da prova evidencia tal fato. Eles esperavam por temas relacionados à política e ao meio ambiente. Mas, por outro lado, alguns alegam que esse não é um tema difícil, que era possível dissertar algo sobre o assunto.

A realidade agora é que as provas foram feitas e os responsáveis pelo próximo passo são os corretores, cerca de 5,6 mil ficaram encarregados de corrigir as redações do ENEM 2012.

Quais os critérios a serem avaliados?

  • Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
  • Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
  • Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  • Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos

http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/estudantes-criticam-tema-da-redacao-do-enem-2012

Preparar-se para fazer uma boa prova e uma boa redação que siga todos os critérios é de extrema importância. Para você que pretende realizar a prova do ENEM no próximo ano, a Eurodata oferece curso preparatório para o Exame. Procure uma unidade mais próxima para obter maiores informações e já começar a se preparar para esse desafio.